O Gladiador, o Filósofo e o Doido que fala sozinho
Por Eduardo Cunha
Conta-se que o filósofo Aristóteles, mentor de Alexandre, o Grande, teria convidado seu aluno para assistir às Olimpíadas na Grécia. Apesar de ter recebido uma educação helênica, Alexandre era macedônio e nunca havia presenciado o evento.
Após uma batalha de gladiadores, o vencedor desafiou Alexandre com bravata: “Já que você é um semi-deus, por que não desce aqui e compete conosco?”
Alexandre, que de bobo não tinha nada, respondeu ao provocador com astúcia: “Certamente. Quando será realizada uma Olimpíada exclusivamente para semi-deuses?”
Recentemente, assisti a um vídeo realmente desconcertante que lembrou esta história. No vídeo o candidato à prefeitura de Ananindeua, Antônio Doido, vociferava e desafiava seu adversário, o atual prefeito Dr. Daniel. Apesar do tom bastante agressivo de seu discurso, ele parece ter sido solenemente ignorado. Em vez de Daniel, foi o irmão do Deputado Estadual Bob Fly quem apareceu para rebater as acusações e, de quebra, lhe fazer perguntas indigestas.
Em minha época de escola, dizíamos que doido era aquele sujeito que falava sozinho, rasgava dinheiro e comia merda. Ok, confesso que a frase soa bastante preconceituosa para os dias atuais, mas entendam que nos anos 80 e 90 a banheira do Gugu exibia seios e nádegas na TV e eu e meus amigos contávamos piadas moralmente questionáveis sem nenhum pudor ou culpa.
Pois bem, esse doido aí não me parece comer merda e muito menos rasgar dinheiro, mas certamente lhe deixaram falando sozinho.
Ave Alexandre!!!!