OPINIÃO

O Amapá é Amazônia. Cadê os defensores da Amazônia?

Um artista vegano pode muito bem fazer comercial de salsicha da Sadia. É o cachê que importa mesmo que o produto que ele esteja vendendo ao público esteja fora dos seus critérios alimentares.

Dinheiro também é imagem. Hoje está envolvido em causas sociais é fundamental. Como eles falam, tem que se pronunciar, pois isso é positivo para imagem e ser bonzinho nas redes sociais significa dinheiro.

Há dois anos atrás o ex-presidente Temer resolveu abrir para exploração a Reserva Nacional dos Cobres e Associados (RENCA), uma área rica em minérios localizada na divisa do Pará como o Amapá.

Imediatamente, celebridades, influenciadores digitais e políticos de esquerda e centro, fizeram campanha contra a ideia de Temer. Artistas como Ivete Sangalo, que nunca deu um “piu” sobre a Amazônia, colocou a foto com texto engessado em sua conta no Instagram.

Surgiram supostos defensores da Amazônia de tudo que é lugar, a mídia martelou de forma negativa a ideia, enquanto os moradores do Amapá, estado que seria mais beneficiado, eram marjoritariamente favorável.

Mas ninguém deu ouvidos aos 800 mil moradores do estado. A pressão nacional e internacional venceu e Temer desistiu da ideia.

Em 2019 ouve comoção internacional em relação aos desmatamento e as queimadas na região amazônica. A Amazônia foi parar no centro dos debates dos grandes líderes mundiais.

Há quatro dias o Amapá vive um caos em função de um apagão que deixou 80% dos moradores, incluindo a capital Macapá, sem energia elétrica. Sem energia elétrica, o abastecimento de água foi interrompido, não há internet, os alimentos estão estragando, comerciantes estão perdendo produtos, população faz fila para abastecer.

Os amapaenses estão sofrendo e estavam sofrendo com o Brasil virando as costas.

Apenas três dias após o apagão é que a situação que o Amapá vive foi ganhando os trendics topics das redes sociais. Os que foram rápidos em dizer “#PrayForAmazônia”, ignoraram por três dias o que acontecia em um estado brasileiro porque estavam mais preocupados com as eleições americanas.

Situação parecida também em relação a grande mídia brasileira, engajada no Trump vs Biden, negligenciando o caos que os amapaenses vivem.

Nenhuma celebridade, nenhuma corrente de ajuda e nenhuma hashtag foi criada para chamar com mais força atenção para o que acontece no Amapá. Defender a Amazônia é apenas retórica. Faz bem para imagem ter preocupação ambiental e enche o bolso de quem nunca, jamais, terá que passar pela situação que os amapaenses estão passando.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar