De acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal, divulgado nesta quinta-feira, 20, o número atualizado de famílias atingidas é de 4.097. Destas, 738 estão nos abrigos e 2.276 desalojadas. Ou seja, estas foram para casa de parentes e amigos. As demais são famílias ribeirinhas e/ou ilhadas, que ficam no segundo piso dos imóveis e resistem em sair das residências.
O nível do rio Tocantins na régua fluviométrica marca 13 metros e 7 centímetros, um acréscimo de um centímetro em relação ao dia anterior.
Só ontem, 19, foram realizadas 296 mudanças de famílias atingidas pelas cheias. Para esta quinta-feira estão previstas mais 375 mudanças.
A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), continua realizando o cadastro das famílias e a entrega de cestas básicas.
Quem desejar ajudar as famílias com doações, os pontos oficiais da Prefeitura para arrecadação são a sede da Seaspac, que fica na Travessa da Fonte, bairro Amapá, Marabá – em frente ao CAP e ao lado do Ministério Público Estadual, e na sede da Defesa Civil Municipal, que está em novo endereço, na Rua 7 de Junho, nº 1020, Marabá Pioneira. A arrecadação é das 8 às 16 horas. Os itens prioritários são alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, roupas e artigos de cama, mesa e banho.



