Novos ônibus “Geladões” terão aplicativos para pagamento de passagem e monitoramento em tempo real das linhas
Prefeitura de Belém inicia maior renovação da frota de transporte público da história da cidade com 300 novos ônibus equipados com tecnologia, acessibilidade e recursos digitais.

A Prefeitura iniciou a entrega de 300 novos ônibus, conhecidos popularmente como “Geladões”, por contarem com sistema de ar-condicionado — um item largamente solicitado pela população ao longo dos anos. A nova frota já circula pelas ruas da capital paraense e representa um avanço no que diz respeito à qualidade do serviço, conforto e acessibilidade para os usuários.
Com design moderno e recursos tecnológicos inéditos para o transporte coletivo da cidade, os veículos são equipados com ar-condicionado, conexão Wi-Fi, câmeras de monitoramento, sistema GPS, motores com menor emissão de poluentes, elevadores para cadeirantes e espaços reservados para pessoas com deficiência. A proposta é não apenas modernizar, mas humanizar o transporte coletivo, com foco em inclusão e sustentabilidade.
Um dos grandes destaques da nova frota é a eliminação do cobrador e a introdução do pagamento 100% digital. Para isso, está sendo desenvolvido um aplicativo de mobilidade urbana, em parceria com as empresas operadoras. Com ele, os usuários poderão carregar créditos, pagar passagens diretamente pelo celular e acompanhar em tempo real a localização dos ônibus. A medida visa acabar com o uso de dinheiro físico, agilizar o embarque, melhorar a segurança e diminuir o tempo de espera.
O aplicativo também permitirá o planejamento de trajetos com mais precisão e eficiência, contribuindo para uma experiência de mobilidade mais fluida e conectada. Essa modernização tecnológica segue modelos já adotados em grandes capitais do Brasil e do mundo, onde o transporte público tem evoluído com a digitalização dos serviços.
Outra novidade importante é a gratuidade do transporte aos domingos e feriados, válida para todos os passageiros, incluindo a linha urbana Mosqueiro/São Brás. A iniciativa pretende ampliar o acesso ao transporte, estimular o lazer nos fins de semana e aliviar os custos de deslocamento da população em dias de descanso e feriado.
A Prefeitura de Belém destaca que a renovação da frota é parte de um conjunto de medidas para transformar a mobilidade urbana da capital. A meta é tornar o sistema de transporte mais eficiente, sustentável e centrado nas necessidades reais da população. Além dos novos ônibus, a gestão municipal estuda implementar corredores exclusivos, melhorar terminais e criar novas linhas para atender áreas de grande demanda.