NOTÍCIASParáREGIONAL

Nova onda de calor intensa atinge o Brasil: cidades do Pará estão na rota

Massa de ar quente e seco deve elevar temperaturas em até 5ºC acima da média em diversas regiões, incluindo Belém; previsão é de calor prolongado até a segunda quinzena de setembro.

O Brasil se prepara para enfrentar a partir desta segunda-feira, 2, uma nova e intensa onda de calor, que promete elevar as temperaturas em várias regiões do país. De acordo com o Climatempo, uma poderosa massa de ar quente e seco começará a se espalhar, afetando principalmente os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia. No Pará, algumas cidades, incluindo a capital Belém, também serão impactadas por esse fenômeno.

Os mapas de previsão meteorológica indicam que as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média em áreas desses estados. No entanto, a onda de calor não afetará todo o país de forma uniforme. Estados como Espírito Santo e Minas Gerais devem ter poucas áreas impactadas, enquanto regiões como o litoral do Rio Grande do Sul, o norte de Minas Gerais, o oeste do Amazonas, o norte do Amapá e os estados do Nordeste não deverão experimentar mudanças significativas nas temperaturas.

Esta onda de calor tem potencial para ser a mais intensa do ano, superando as duas anteriores registradas entre março, abril e maio, tanto em duração quanto em elevação das temperaturas. A previsão é que o calor persista em algumas áreas até meados da segunda quinzena de setembro, com a chegada de chuvas sendo esperada apenas entre o final de setembro e o início de outubro.

A população das regiões afetadas deve estar atenta às recomendações de saúde para lidar com o calor extremo, como a hidratação constante e a busca por ambientes mais frescos durante os períodos de maior temperatura.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar