NOTÍCIASParáREGIONAL

No Amazonas, grupos do WhatsApp dizem que Parintins vai pertencer ao Pará

Parece brincadeira, mas nos últimos dias diversos grupos do estado do Amazonas estavam proclamando que a cidade de Parintins, famosa pela disputa dos bois Garantindo e Caprichoso, iria passar a pertencer ao estado do Pará.

A informação começou a circular devido ao prestígio do governador do Pará, Helder Barbalho, junto ao governo Lula, o Amazonas iria ficar sem Parintins e consequentemente sem Garantido e Caprichoso porque, segundo o que corria no grupos, o governador paraense iria solicitar a anexação de Parintins ao território paraense.

O município de Parintins é geograficamente próximo do Pará. Até no sotaque de seus habitantes há semelhanças. É verdade que os levantadores de toada de Garantido e Caprichoso são paraenses, nascidos no município paraense de Juruti. Também é verdade que todos os anos dezenas de jovens de Juruti desembarcam na Ilha para dançar nos bois de Parintins, portanto, os paraenses estão muito presentes nesse cenário, mas a história fica por aí. Um processo de anexação desse tipo não faz o menor sentido e, se fizesse, tem um caminho longo e complexo a ser percorrido, por meio de plebiscito, votações no Congresso, modificação de leis, etc.

Além da proximidade cultural, maneira de falar e outros hábitos, há outra afinidade entre os dois estados: os governadores do Pará, Helder Barbalho, e do Amazonas, Wilson Lima, são paraenses.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar