Neste sábado, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140), a embarcação de destaque da Esquadra Brasileira, fez sua primeira atracação no porto de Belém. O navio vem reforçar a segurança para a Cúpula da Amazônia, um encontro que reúne líderes e representantes de todas as nações amazônicas, agendado para os dias 8 e 9 de agosto.
O Atlântico, conhecido como o maior navio da Marinha Brasileira, saiu de sua base no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, especialmente para participar do reforço de segurança durante o evento. Com impressionantes 208 metros de comprimento e 31,7 metros de largura, o navio-aeródromo traz consigo uma tripulação composta por cerca de 1.100 militares.
Após o encerramento da Cúpula da Amazônia, o Navio-Aeródromo Atlântico não cessará suas atividades. Ele seguirá para a região da foz do rio Amazonas, onde desempenhará operações e ações de guerra naval, com o objetivo de garantir o controle efetivo da área marítima naquela região.