NACIONALNOTÍCIASREGIONAL

Natura inaugura agroindústria de óleo essencial em comunidade rural do Pará

A Natura acaba de inaugurar uma agroindústria de óleo essencial na comunidade de Campo Limpo, situada em Santo Antônio do Tauá (PA). Fruto de uma parceria com a Associação de Produtores e Produtoras Rurais da Comunidade de Campo Limpo (Aprocamp), o projeto representa um passo importante para o desenvolvimento sustentável e econômico da região.

Embora o valor do investimento não tenha sido divulgado, a Natura destacou que os recursos foram direcionados para a aquisição de equipamentos necessários para a extração e processamento dos óleos. A expectativa é processar aproximadamente 150 toneladas de matéria-prima vegetal de diferentes plantas já cultivadas pela associação.

Desde 2003, a Aprocamp fornece matéria-prima vegetal para a Natura, incluindo plantas nativas como pataqueira, estoraque, priprioca e capitiu. Atualmente, cerca de 70% da matéria-prima de perfumaria de origem amazônica presente no portfólio da empresa provém da comunidade paraense.

Com a inauguração da agroindústria, a comunidade assume a etapa de extração dos óleos essenciais, agregando ainda mais valor à cadeia produtiva. Anteriormente, essa etapa era realizada por terceiros. Estima-se que a nova atividade de beneficiamento proporcione um aumento de cerca de 60% na renda bruta da comunidade.

Além disso, a geração de empregos na região foi significativamente impulsionada, passando de 75 para 100 pessoas, incluindo jovens capacitados para operar destiladores e caldeiras.

A Natura destaca que, com a produção de óleos essenciais, a comunidade terá a oportunidade de desenvolver outros produtos, como velas e essências aromáticas, contribuindo para a diversificação econômica local e reduzindo o êxodo de jovens do meio rural.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar