Um caso de violência contra animal registrado por câmeras de segurança causou revolta nas redes sociais no Pará. Um vídeo que circula na internet mostra o momento em que um gato é agredido com um chute em frente a um mercado localizado na avenida Fernando Guilhon, no bairro Coutilândia, no município de Capitão Poço, no nordeste do estado.
As imagens mostram um homem que estava na calçada se aproximando do animal, que descansava no chão, e desferindo um chute. Logo em seguida, uma mulher corre em direção ao agressor para defender o gato. Após a reação, o homem se afasta do local.
A mulher foi identificada como Jaqueline Silva Sales, de 37 anos. Em entrevista ao g1, ela contou que estava saindo do estabelecimento — que pertence à mãe dela — quando presenciou a agressão.
“Não pensei em nada, apenas em defender o gato. Eu já estava ajudando ele porque foi abandonado e estava com feridas no pescoço. Eu cuido de vários gatos de rua. Na hora, só fiquei furiosa, pois o gatinho não estava fazendo nada para ele”, relatou.
Gato foi adotado após o episódio
Segundo Jaqueline, apesar do susto, o animal não ficou ferido em decorrência da agressão. Após o episódio, o gato foi acolhido pela família e recebeu o nome de Tico.
O caso rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, onde internautas cobraram punição ao agressor e reforçaram a importância da proteção aos animais.
Polícia Civil investiga
Em nota, a Polícia Civil do Pará informou que a Delegacia de Capitão Poço instaurou procedimento para apurar o caso e trabalha para identificar e localizar o suspeito, que poderá responder pelo crime de maus-tratos a animais.
Pela legislação brasileira, maus-tratos contra cães, gatos e outros animais é crime, com pena que pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal.
A Polícia Civil reforça que informações que ajudem na identificação do suspeito podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181. O serviço é gratuito e garante o sigilo do denunciante.
VEJA VÍDEO:



