MPPA esclarece que retorno Dr. Daniel Santos a prefeitura de Ananindeua não encerra investigações
Liminar do STJ suspende afastamento de Daniel Santos, mas processo continua com bloqueio de bens e análise de provas.
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) divulgou uma nota nesta quinta-feira (8) para esclarecer os efeitos da decisão liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que permitiu o retorno de Dr. Daniel Santos (PSB) ao cargo de prefeito de Ananindeua.
Segundo o MPPA, a decisão tem efeito provisório e não interfere na continuidade das investigações da Operação Hades. A liminar suspende, de forma temporária, a medida cautelar que afastava o gestor, até que o mérito do habeas corpus seja julgado. A data do julgamento ainda não foi definida.
Na manifestação pública, o MPPA destacou que o próprio ministro do STJ responsável pela decisão reconheceu a gravidade dos fatos investigados. O órgão informou ainda que continuam válidas outras determinações judiciais relacionadas ao caso, como o bloqueio de bens e a apreensão de materiais durante as diligências.
As apurações fazem parte da Operação Hades, conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que investiga supostas irregularidades na execução de contratos firmados entre empresas e a Prefeitura de Ananindeua.
Durante a operação, realizada na última terça-feira (5), aproximadamente R$ 500 milhões em bens foram bloqueados. Deste valor, R$ 140 milhões estão vinculados ao prefeito Daniel Santos. As ações tiveram como alvos secretarias municipais, incluindo Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), Licitações e a Procuradoria do Município.
As investigações apuram possíveis práticas de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, fraude em processos licitatórios e tentativa de obstrução da Justiça. O MPPA afirmou que seguirá atuando para proteger o patrimônio público e apurar eventuais crimes cometidos na administração municipal.
Apoiadores do prefeito apontam perseguição do MPPA, que é quem faz as investigações.
Conteúdo relacionado:



