MP recomenda que hospital Abelardo Santos deve reservar área específica para atender covid
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) recomendou à Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) que destine espaço próprio e adequado no Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, para atendimento dos casos suspeitos de covid-19 e coleta de material para exame laboratorial. A orientação ocorre após reclamações de falhas nos serviços de saúde.
A recomendação nº 01/2020 foi assinada pela promotora de Justiça Sintia Bibas Maradei, titular da Promotoria de Justiça Cível de Defesa Comunitária e Cidadania de Icoaraci, e publicada na última sexta-feira (8). A medida foi tomada após a promotoria receber notícia de fato sobre suposta negligência no tratamento de pacientes com covid-19 no Hospital Abelardo Santos.
De acordo com a recomendação, a Sespa deve cumprir integralmente as orientações determinadas pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Interinstitucional de Gestão de Emergência em Saúde Pública para resposta rápida e preventiva ao novo coronavírus, incluindo a separação de espaço físico específico dentro do Hospital Abelardo Santos para atender os casos suspeitos de covid-19.
O documento também orienta que a Sespa garanta o uso de equipamentos de proteção individual pelos pacientes suspeitos, profissionais que realizarem o atendimento e os que realizarem procedimentos invasivos (coleta de amostra).
A promotora Sintia Bibas Maradei estabeleceu o prazo de 15 dias para a Sespa informar as medidas emergenciais e os protocolos e fluxos de atendimento para prevenir e conter a propagação da covid-19 no Hospital Abelardo Santos.
Fonte MPPA