BELÉMNOTÍCIASParáREGIONAL

Morre boto-cor-de-rosa resgatado de canal em Belém

Mamífero foi encontrado com ferimentos e baixo peso após encalhar em canal no bairro do Marco.

O boto-cor-de-rosa resgatado em um canal de Belém morreu na madrugada desta quinta-feira (19). A informação foi confirmada pelo Ibama.

Segundo o órgão, o animal apresentava escoriações, baixo peso e sinais de estresse desde o primeiro atendimento. Apesar de ter mostrado melhora inicial — com alimentação e comportamento ativo —, houve uma piora no quadro clínico durante a noite.

O boto chegou a ser transferido para o Instituto Bicho D’Água, em Castanhal, mas não resistiu e morreu por volta das 4h.

Resgate e atendimento

O resgate ocorreu na terça-feira (17), após o animal ser encontrado encalhado em um canal no bairro do Marco. A operação foi realizada por equipes do Instituto BioMA, vinculado à Universidade Federal Rural da Amazônia, com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental.

De acordo com os especialistas, o boto provavelmente foi levado ao local devido à elevação do nível da água causada pelas fortes chuvas, ficando preso após a redução do volume.

Durante a avaliação inicial, foram identificados ferimentos possivelmente causados pelo contato com pedras e estruturas do canal.

Possível causa

A área onde o animal foi encontrado faz parte de um dos braços do rio Tucunduba, que pode sofrer alterações rápidas no nível da água durante períodos de chuva intensa — o que aumenta o risco de encalhes.

Alerta à população

O Ibama reforçou que, ao encontrar animais silvestres em situação de risco, a população deve acionar imediatamente os órgãos ambientais e evitar qualquer tentativa de resgate por conta própria, para não agravar o estado do animal nem colocar pessoas em perigo.

O caso estava sendo acompanhado dentro de um projeto de monitoramento de cetáceos na região Norte, ligado ao licenciamento ambiental federal.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar