Faleceu nesta quinta-feira (19), em Belém, aos 71 anos, a ex-prefeita de Parauapebas, Ana Isabel Mesquita de Oliveira, conhecida como Bel Mesquita. A ex-prefeita, que completaria 72 anos no próximo dia 24, foi uma das figuras mais importantes na história política do município, localizado no sudeste do Pará.
Bel Mesquita foi eleita prefeita de Parauapebas em 1996 pelo PSDB e reeleita em 2000, pelo PTB. Posteriormente, foi eleita deputada federal pelo PMDB em 2006 e ocupou o cargo de secretária nacional de Políticas de Turismo do Brasil, em 2011, durante o governo da presidente Dilma Rousseff.
Legado e contribuições para Parauapebas
Durante seus dois mandatos como prefeita, Bel Mesquita foi uma líder visionária e inovadora. Ela foi responsável por trazer cursos de nível superior como Jornalismo, Direito, Administração, Contabilidade e Zootecnia para Parauapebas, marcando um avanço significativo na oferta de educação no município. Sob sua gestão, a educação de Parauapebas se destacou e recebeu diversos prêmios por sua qualidade e eficiência.
Além de seu legado na política local, Bel também teve destaque no cenário nacional. Sua atuação como secretária nacional de Políticas de Turismo trouxe visibilidade ao Pará, e sua trajetória como deputada federal foi marcada por sua luta em prol do desenvolvimento da região.
Luto oficial e homenagens
O corpo de Bel Mesquita será transladado para Parauapebas ainda hoje, onde será velado no plenário da Câmara Municipal. O sepultamento será realizado no final da tarde desta sexta-feira (20), no Cemitério Municipal Jardim da Saudade II.
Em homenagem à ex-prefeita, o atual prefeito de Parauapebas, Darci José Lermen, decretou luto oficial de três dias e ponto facultativo para todo o funcionalismo público local nesta sexta-feira, permitindo que a população possa prestar suas últimas homenagens a Bel Mesquita.