Na noite desta segunda-feira, 6, quem vive na região da Vila do Conde, em Barcarena, passou por um grande susto na região.
Os moradores registraram o momento em que um dos depósitos da mineradora Imerys, que trabalha com a extração de caulim, pegou fogo e explodiu, provocando um forte odor de enxofre no município.
Em nota divulgada na manhã desta terça, 07, a Prefeitura de Barcarena informou que enviou equipes da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil do município até as instalações da Imerys, “com o objetivo de avaliar os riscos do incêndio para a comunidade”.
“Uma equipe do Samu e mais duas ambulâncias foram prontamente deslocadas para transporte, e a UPA do município esteve preparada para receber possíveis vítimas”, completa a nota que segue com a informação que, até a divulgação do comunicado, foram registrados cerca de 30 atendimentos, com sintomas leves a moderados, de desconforto respiratório.
A Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena notificou a Imerys a apresentar a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), o plano de contingência da empresa e o laudo da qualidade do ar.
Ainda para hoje, são esperados técnicos e coordenadores da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Estado para auxiliar na apuração do incidente.



