Moradora de Altamira coleciona panelas há mais de 20 anos
Elas brilham muito e se destacam na decoração da cozinha. Nada chama mais atenção que a coleção de panelas da dona Cícera dos Santos, uma cearense que chegou à região do rio Xingu, em Altamira, quando ainda era pequena e hoje, se tornou uma cozinheira apaixonada por panelas.
A primeira panela, comprada há mais de 20 anos, já não está na coleção. Foi dada como presente para uma amiga que vive na área rural de Altamira. De lá pra cá, Cícera conta que toda ida ao supermercado, ou ao comércio da cidade era dada como certa a compra de mais uma. Até que, há uns dois anos, ela percebeu que havia mais 100 panelas, bem mais.
Compra – Vanessa dos Santos Gomes é filha da dona Cícera, e também cozinha. Doceira, a jovem conta que usa algumas panelas para fazer bolos, mas o que ela gosta mesmo é de ver a reação das pessoas ao entrar em casa e vê-las assim, brilhando na prateleira. “Eles entram aqui, seja quem for, e ficam paralisados, é muito engraçado. Até hoje nunca vi uma pessoa que não ficasse impressionada com tantas panelas.”, lembrou.

Mas toda coleção tem àquela relíquia que ninguém pode tocar, não é? O xodó é uma panela de pressão de 25 litros, que foi comprada há pouco mais de seis anos com o dinheiro deixado pelo marido de dona Cícera. O marido vigilante foi morto enquanto trabalhava e ao olhar para essa panela, ela até se emociona. “Foi comprada com o último dinheiro que ele me deu, essa eu não empresto, nunca”, destacou.
Para mostrar a panela de estimação ela até lavou a peça. É carinho que não acaba mais. Vanessa que o diga, ai dela se tocasse nas panelas sem autorização. “Quando eu era pequena nem chegava perto, desde cedo ela dizia pra não tocar, se tocasse, já sabe (risos), era palmada na certa”.
Manter todas as panelas limpas não é tarefa fácil, ela garante, mas ao visitar a cozinha, tem mais surpresas. Um fogão com 11 anos e cara de novo, e dois botijões de gás (brilhando) como se tivessem saído da fábrica.
Cícera mantém tudo limpo, mas especialmente as panelas que ela dá um “banho” a cada seis meses, e garante, empresta apenas para quem tiver muito cuidado. “Eu empresto, sempre tem alguém pedindo, mas é aquela coisa, eu prefiro que não lave, deixa que eu lavo, vai que amassa”.
Fonte: Confirma Notícia



