Mobilidade sustentável: pesquisa traça perfil do ciclista de Belém, sede da COP 30
Na semana de celebração do Dia Nacional do Ciclista, Belém participa da 4ª edição da pesquisa nacional Perfil do Ciclista Brasileiro. Cerca de 700 pessoas que usam o pedal como meio de transporte serão entrevistadas na capital paraense. O estudo ocorre na sede da COP 30 em meio ao debate global sobre a urgência de reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa – o maior vilão da crise climática.
O objetivo da pesquisa é levantar dados para subsidiar políticas públicas voltadas ao transporte ativo na região metropolitana. O coletivo Parácliclo é responsável pelo levantamento em Belém e vai às ruas até dia 6 de setembro, para percorrer pontos estratégicos de grande fluxo de ciclistas na capital.
Daniele Queiroz, do Paráciclo, destaca que Belém precisa otimizar a circulação e o deslocamento das pessoas, e a bicicleta surge como a melhor alternativa, seja pelo impacto positivo desafogando o trânsito ou por ser um transporte de zero emissão de poluição.
“É fundamental que os governos façam a escolha por uma matriz energética mais limpa e sustentável, neste sentido, a bicicleta não tem concorrência. É preciso avançar, liderar pelo exemplo seria estratégico para o Brasil esta tomada de decisão enquanto sede da COP 30”, frisa.