Uma aeronave misteriosa esteve em Belém, neste final de semana. O pouso foi rápido, com destino à Rússia, após fazer uma visita a Cuba e Venezuela, por motivos ainda não conhecidos. Na decolagem, o jato russo usou praticamente toda a pista, denotando que decolara um tanto pesado de Belém. Os motivos da visita a Cuba e Venezuela seguem desconhecidos.
Segundo o site Aero in, o TU-154M em questão é o de matrícula RA-85019, pertencente ao FSB – Federal’naya Sluzhba Bezopasnosti – ou serviço federal de segurança da Rússia. O FSB é nada mais nada menos que o sucessor da antológica agência de espionagem KGB.
KGB – A KGB era a agência de inteligência soviética, fazendo hoje as ações que seriam da alçada dos americanos FBI e CIA, ou dos órgãos brasileiros ABIN e Polícia Federal. Com o fim da União Soviética, ela foi desmembrada e virou a FSB (equivalente ao FBI com atuação doméstica) e o SVR (similar à CIA com atuação internacional).
Para chegar à América Latina, a aeronave fez uma grande rota na ida, saindo de Moscou, passando por Sochi, Argélia e Cabo Verde para finalmente chegar em Belém do Pará.
De Belém seguiu para Caracas, na Venezuela, e depois não foi mais avistado no aplicativo de rastreamento de voos.
Fonte: Socelnews