NACIONALNOTÍCIASSAÚDE

Ministério da Saúde abre mais um edital do programa Mais Médicos

Para aprimorar a assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Primária em todo o país, o Ministério da Saúde publicou mais um edital do Programa Mais Médicos para o Brasil com aproximadamente 3 mil novas vagas. O certame foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na segunda-feira, 8. Acesse aqui e aqui.

O objetivo é fortalecer a rede de Atenção Primária à Saúde em todos o país e ampliar o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no cuidado imediato e dando suporte à campanha de vacinação. As vagas vão reforçar o atendimento em locais com situação epidemiológica mais crítica, como no Acre, por exemplo.

Deslocamento – O secretário de Atenção Primária à Saúde (APS), Raphael Parente, lembra que os profissionais selecionados receberão passagens para o deslocamento, além de acolhimento específico nos municípios. “Também é importante reforçar que, como as oportunidades estão sendo oferecidas em todos os estados, muitos médicos terão a oportunidade de ficar próximos de suas famílias”.

Formação – Para participar do Mais Médicos, os profissionais precisam de formação em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil (registro no Conselho Regional de Medicina – CRM). Além do provimento de profissionais, o programa tem a finalidade de aperfeiçoar os médicos da APS em regiões prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS), através da oferta de curso de especialização por instituição pública e atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, 15.370 médicos atuam no Programa.

Cronograma – A partir desta terça-feira, 9, os municípios precisam sinalizar ao Ministério da Saúde que necessitam de provimento de profissionais médicos, com prazo que vai até a próxima segunda-feira, dia 15.

Depois disso, entre os dias 16 e 22 de março, será a vez dos profissionais de saúde se cadastrarem no programa. A previsão é que os médicos selecionados na primeira chamada iniciem o trabalho nos municípios a partir de 23 de abril.

Segundo o edital, o tempo de permanência dos profissionais de saúde no Programa será inicialmente de três anos, prorrogáveis por mais três.

Confira o cronograma completo:

– Adesão dos municípios: de 9 a 15 de março;

– Inscrição dos médicos: de 16 a 22 de março;

– Primeira chamada dos médicos para escolha das vagas: 24 a 26 de março;

– Validação dos municípios: de 12 a 23 de abril;

– Início das atividades dos médicos da primeira chamada: a partir de 23 de abril;

Fonte: Ministério da Saúde, com informações do NUCOM/SAPS

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar