O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou, nesta segunda-feira (8), o site gov.br/captura, que reúne a lista dos 216 foragidos mais procurados do Brasil. Cada estado indicou oito nomes considerados prioritários, definidos a partir de uma matriz de risco que leva em conta a gravidade dos crimes, a ligação com organizações criminosas, a quantidade de mandados de prisão e a atuação em diferentes regiões do país.
No Pará, foram apontados como alvos prioritários:
- Anderson Souza Santos
- Arleson Pantoja do Nascimento
- David Palheta Pinheiro
- Oriscarmo Rodrigues Rocha
- Raimundo Wanzeller de Castro Neto
- Rodolfo Nascimento Silva
- Tiago Teixeira Sales
- Welton Amorim da Costa
A nova plataforma permite consulta pública aos perfis dos foragidos e fortalece o intercâmbio de informações entre forças de segurança estaduais e federais. O ministério destaca que a participação da população será fundamental no processo: denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 190 e 197.
O gov.br/captura integra o Programa Captura, iniciativa nacional direcionada à identificação e prisão de criminosos classificados como de alta periculosidade. Como parte das ações, o MJSP também confirmou a instalação de uma célula operacional do programa no estado do Rio de Janeiro.



