NOTÍCIASREGIONAL

Mercado Municipal da Vila é reformado em Mosqueiro

Com um fluxo em média de mais de 500 pessoas por dia, o Mercado Municipal da Vila de Mosqueiro é um importante centro de abastecimento na ilha. O espaço está recebendo reforma nos dois complexos que formam o prédio histórico, que fica em frente à praça da Vila.

A obra da Prefeitura de Belém, executada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), teve início na segunda quinzena de junho, por um dos complexos da feira, com a demolição e reconstrução dos boxes de mariscos, carnes, peixes e caranguejo, dentre outros. Todos os boxes são em alvenaria, com acabamentos em pintura, revestimento e piso, além de instalações individuais de energia e água, com pias, tomadas e balcões de pedra.

Reforma – O piso dos dois complexos será recuperado onde for necessário. O local terá novas instalações elétricas, com fiação e tubulações sob o piso, além da criação de nova subestação. Um sistema de combate a incêndio também será implantado.

O abastecimento interno de água contará com a implantação de cisterna e caixa d’água, dando condições melhores aos permissionários, ao eliminar problemas como a falta de água. O espaço também ganhará uma área administrativa com banheiros.  

Toda a cobertura será substituída por telhas de fibrocimento e a estrutura metálica de sustentação do telhado será revitalizada. A fachada será toda restaurada e receberá nova pintura, valorizando a beleza estética do mercado.

Melhorias – Segundo o diretor de Obras Civis da Seurb, Reinaldo Leite, a obra será completa para melhoria do mercado. “Em todas as nossas obras de reforma, buscamos melhorar o que já existe e trazer novas melhorias. Nesse mercado, além de reconstrução com tudo novo, teremos banheiros, sala de administração, cisterna, armazenamento interno de água e sistema de incêndio, elementos que não existiam e trarão ainda mais qualidade, conforto, higiene e segurança para o espaço”, ressalta o engenheiro.

A obra está sendo executada em duas etapas, uma em cada complexo, por vez, para que os permissionários continuem trabalhando em um dos complexos, enquanto o outro recebe os serviços.

Economia – De acordo com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), o Mercado Municipal da Vila é um completo centro de abastecimento alimentar no distrito.

“Ele supre tanto os moradores do distrito, quanto os veranistas que passam pela ilha. Nossa intenção é buscar cada vez mais a melhora desse espaço, através da reforma e também de um novo setor voltado para a agricultura familiar local, valorizando e dando oportunidade de emprego e renda para os trabalhadores de Mosqueiro”, destacou o secretário municipal de economia, Rosivaldo Batista.

Segundo a Secon, o Mercado da Vila de Mosqueiro conta, atualmente, com 53 permissionários, divididos entre os setores de hortigranjeiro, industrializado, alimentação, mercearia, farinha, artesanato, serviços, carnes, pescado, lanches e marisco.

Fonte: Agência Belém

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar