NOTÍCIASREGIONAL

Mercado Livre vai instalar Centro de Distribuição em Marituba

A cidade de Marituba, na região metropolitana de Belém, receberá um dos quatro novos centro de distribuição que a gigante do e-commerce planeja construir no Brasil no ano de 2022. Juntos, esses novos empreendimentos devem gerar 7 mil empregos.

O Brasil vive um boom do comércio pela internet, alavancado pela pandemia da covid-19, diante desse novo cenário, a demanda por galpões logísticos aumentou consideravelmente, a ponto de a oferta não conseguir atender a demanda, gerando uma falta de espaços no mercado.

A região metropolitana de Belém viu nos últimos anos uma corrida por galpões logísticos, com destaque para Benevides. Por lá a Magalu, Americanas, LOG, Alianza Park entre outros, já possuem ou estão implantando galpões logísticos.

A Americanas possui também outro CD em Ananindeua que, junto do de Benevides, é responsável por atender as regiões Norte e Nordeste.

O terceiro centro de distribuição no Pará, num galpão de 60 mil m², também em Benevides, começa a funcionar neste semestre. Com isso, a empresa vai poder colocar as vendas no destino em menos de 24 horas.

Sergio Fisher, CEO da LOG, uma das maiores desenvolvedoras de galpões logísticos, conta que a empresa não tinha intenção de investir no Pará até ser procurada por quatro clientes que queriam áreas em Belém (PA). “Não tínhamos capacidade para entregar imediatamente, mas fomos estudar o mercado.” Neste semestre, a empresa conclui o primeiro projeto de condomínio já 100% locado e avalia um segundo, porque há outros clientes à procura de mais espaço na região. Esse movimento se repete em outras localidades, como Goiânia (GO), onde a empresa vai entregar um segundo condomínio; em Contagem (MG), o quarto; e em Fortaleza (CE), o terceiro.

A estrutura logística do Mercado Livre

A companhia conta atualmente com uma frota própria de veículos composta por 51 carros elétricos, 3 mil caminhões, 1,1 mil vans, três aviões e 26 carretas movidas a gás e mais de 13.000 veículos atuando na última milha.

A empresa anunciou recentemente o Mercado Envios Extra, em que entregadores autônomos passam a integrar a rede de Envios.

Os CDs armazenam inventário dos vendedores para que os itens sejam separados, embalados e despachados após uma compra.

Hoje, 30% das entregas do Mercado Livre saem de centros no modelo de fulfillment. Com esse formato, o Mercado Livre pretende chegar a nove centros de distribuição em todo o Brasil.

Centro de Distribuição do Mercado Livre na Grande Belém

O novo centro de distribuição do Mercado Livre na Grande Belém será fixado na cidade de Marituba, distante 11 km da capital.

“Todos esses anúncios vêm para continuarmos crescendo por meio de melhoria na experiência do consumidor”, afirmou na coletiva de imprensa Leandro Bassoi, vice-presidente de logística do Mercado Livre para a América Latina.

“Geramos uma melhor experiência chegando mais rápida na casa dele. Mas o objetivo é não apenas chegar rápido até a Faria Lima [centro financeiro na cidade de São Paulo], mas até qualquer lugar do Brasil”, completou Luiz Vergueiro, diretor de operações do Mercado Livre no Brasil.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar