NACIONALNOTÍCIAS

Médicos do INSS não retornam às agências e perícia nos postos é suspensa

No primeiro dia da reabertura das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nesta segunda-feira, 14, quem foi aos postos para fazer perícia médica teve de voltar para casa. Peritos médicos não compareceram ao trabalho, e o serviço, mesmo para os segurados agendados, foi suspenso.

A manhã também teve filas. A agência da praça da Bandeira, na Zona Norte, uma das maiores do Rio de Janeiro, só abriu pouco depois das 8h, apesar de o INSS ter informado que a rede funcionaria das 7h às 13h. Por volta das 6h30, já havia segurados na porta. Às 7h30, com o atraso, muitos se aglomeravam, tentando informações.

Exigências – O telejornal Bom Dia Rio apurou com o INSS que os médicos que fazem perícia entregaram à direção da autarquia, na sexta-feira, 11, uma série de exigências para retornar, como mais adaptações nos consultórios, e que não houve tempo hábil para atendê-los.

Até a última atualização desta reportagem, o INSS não tinha informado quando as perícias seriam retomadas.

São Paulo – Em São Paulo, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu a reabertura das agências e o trabalho presencial no estado.

Sem saber da suspensão, moradores formaram filas na porta do INSS de Jundiaí.

Atendimento presencial – Depois de meses fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus, agências do INSS começaram a reabrir para atendimento presencial. Uma portaria publicada nesta sexta-feira, 11, no Diário Oficial da União (DOU) estabeleceu as medidas de prevenção que deverão ser adotadas.

Em um primeiro momento, o atendimento seria retomado em ‘pouco mais de 500’ das 1,5 mil agências do País. O instituto optou por reabrir as maiores, que respondem por cerca de 70% da demanda. O horário de funcionamento será das 7h às 13h.

Só seria atendido quem agendar antes o atendimento. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências.

O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O INSS também pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.

Atendimento – Segundo o INSS, estariam disponíveis para atendimento presencial os serviços de: avaliação social; cumprimento de exigência; justificação administrativa ou judicial; e eabilitação profissional.

Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuarão sendo feitos remotamente.

De acordo com o INSS, o atendimento presencial está sendo retomado devido a uma forte demanda relativa a cumprimento de exigências por parte do segurado. Esses pedidos são aqueles em que é verificada a necessidade de outros documentos para concessão do benefício.

“A principal atividade nessa retomada é o cumprimento de exigências”, disse o presidente do INSS Leonardo Rolim. Embora essa entrega possa ser feita pelo Meu INSS, “grande maioria das pessoas não conseguiu utilizar esses instrumentos. Vai conseguir entregar esses documentos na agência”, explicou.

O INSS tem hoje 906 mil requerimentos em exigência, aqueles que dependem de informação complementar.

Fonte: G1

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar