NOTÍCIAS

Médicos anestesistas promovem campanha em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue

Médicos da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Pará (Saepa), órgão público responsável pelo abastecimento hospitalar de anestesiologia na Região Metropolitana de Belém, realizam na próxima segunda-feira, 14, campanha em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue. A data marca o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O tema deste ano escolhido para o Dia D da Saepa será: “Você é o tipo certo de alguém” e tem como objetivo o de estimular e conscientizar as pessoas e a classe médica sobre a importância de doar sangue.

De acordo com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), parcerias são fundamentais para a manutenção do estoque de sangue na hemorrede estadual. No dia 29 do último mês, houveram campanhas no Hemonúcleo Capanema, com 42 comparecimentos e 31 coletas; e no Hemopa Altamira, com 40 comparecimentos e 32 doações. Em Belém, Na sede do Hemopa e na Unidade de Coleta Castanheira, somou a participação de 187 voluntários e 154 coletas de sangue. No total, foram 269 comparecimentos e 217 doações de sangue que vão beneficiar cerca de 870 pacientes internados na rede hospitalar paraense.

A ação da Saepa foi pensada, principalmente, pelo momento da pandemia da Covid-19 que afetou todo mundo e, por isso, a importância em intensificar campanhas como essa.

Durante o dia do evento, o órgão deve convidar todos os associados para ajudar a manter, neste ato solidário, o funcionamento nos atendimentos de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais de Belém. As doações são essenciais para garantir os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

QUEM PODE DOAR

Quem deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar mais de 50 kg
• Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19, também pode voltar a doar, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar, após 7 dias.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar