A médica paraense Izabella Cristo foi anunciada como vencedora da primeira edição do Prêmio Caminhos de Literatura, idealizado pelo escritor Henrique Rodrigues. A conquista veio como uma surpresa para a autora, que usou o nome literário para inscrever seu romance “Mãezinha”, obra que será publicada pela editora Dublinense. A narrativa explora a história de uma mãe que enfrenta o drama do parto prematuro e a vulnerabilidade de se tornar paciente ao lado do filho na UTI.
Izabella, que atua como cirurgiã do aparelho digestivo e coloproctologista, criou a história enquanto cursava pós-graduação em escrita criativa no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Ela descreve o romance como uma “narrativa ácida” que aborda a trajetória de sua personagem em uma UTI, com estilo que transita entre a ironia e a crueza. A estrutura da obra inclui verbetes, cartas e apontamentos que, segundo o escritor e jurado Marcelo Moutinho, evidenciam “maturidade narrativa e cuidado com a linguagem”.
Prêmio celebra autora e novos talentos da literatura do Norte
Ao destacar uma autora do Pará, o prêmio incentiva a visibilidade de talentos literários do Norte, segundo Rodrigues, que também coordena uma mentoria em mercado literário para a vencedora. A obra será lançada oficialmente no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, em maio de 2025, mas Izabella já terá sua estreia como escritora no próximo mês, participando de uma mesa sobre prêmios literários na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto).