O Movimento Brasil Livre (MBL) se prepara para iniciar o processo de coleta de assinaturas para tentar se tornar, oficialmente, um partido político. Entre outras coisas, busca a viabilidade de lançar, à Presidência da República, em 2026, o humorista Danilo Gentili. As revelações foram feitas pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) em entrevista ao podcast “Flow”.
“Está nos nossos planos iniciar o processo para formar um partido político. Acho que nós precisamos disso. A gente viu que dá pra fazer muita coisa sendo independente dentro dos partidos políticos, mas tem um limite. Então, se a gente quer, por exemplo, ter um candidato à Presidência da República, a gente depende muito da boa vontade do presidente do partido político para lançar esse candidato e se a gente tem um partido político próprio, não, a gente lança por nós mesmos. A gente (hoje) precisa fazer um cálculo muito delicado dentro da chapa de um partido que a gente esteja independente pra saber se os nossos candidatos vão se eleger ou não, para fazer com que os votos da chapa beneficiem o nosso candidato e nao os candidatos do partido que a gente nao tem ligação. Se a gente tem um partido político nosso não”, explicou.
Segundo ele, o processo é longo, trabalhoso e difícil, mas dessa vez o grupo vai tentar. Questionado sobre quem eles enxergam como um nome para ser competitivo em 2026, ele citou o humorista.
“A gente tem defendido e construído, e vamos construir para 2026, a candidatura do Danilo Gentili. E é sério. Ele vai disputar”, afirmou o deputado.