No próximo domingo, 12, estão marcadas manifestações em todo o Brasil contra o presidente Jair Bolsonaro. Diferente de outras, essas manifestações são organizadas por movimentos e partidos de Centro e Liberais, como o MBL, NOVO, PSDB, Cidadania, PDT, PSB e PODEMOS.
Segundo os líderes do movimento, um dos objetivos é dar uma resposta aos “discursos golpistas e aos atos antidemocráticos” por parte de apoiadores do presidente no último dia 07. Para isso, eles contam com reforços de movimentos de esquerda como sindicatos e partidos, nesse sentido já há conversas ocorrendo em São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, em Florianópolis e Porto Alegre.
De acordo com um dos organizadores das manifestações, o ativista liberal Netto Marques, ex-líder do MBL no Pará, as conversas estão adiantadas e prometem mais adesões.
Aqui em Belém os atos contra Bolsonaro ocorrerão na Avenida Visconde de Souza Franco (Doca), às 16h. Segundo as lideranças, os manifestantes deverão estar de preto e branco para demonstrar que trata-se de um movimento apartidário e a favor da democracia.