Martha Rocha, primeira Miss Brasil, morre em Niterói, aos 87 anos

Primeira Miss Brasil e um dos maiores ícones de beleza do país, a baiana Martha Rocha morreu aos 87 anos no sábado, 4, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.
Segundo confirmou um de seus três filhos, Álvaro Piano, a eterna miss de olhos azuis foi vítima de insuficiência respiratória seguida de infarto. O corpo dela foi enterrado neste domingo, 5, no Cemitério no Santíssimo Sacramento.
“A vida dela foi muito sofrida nos últimos anos, ela estava acamada há muito tempo e não conseguia andar. Morreu sem muito sofrimento. Ela já estava cansada. Rodeado de pessoas que cuidavam dela. Esses últimos meses a gente só se falava através de contatos telefônicos. Sinto falta da minha mãe, mas ela descansou”, disse Álvaro.
Eterna Miss Brasil – Maria Martha Hacker Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil, em junho de 1954, em concurso realizado no hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.

Na época, Martha dizia ter 18 anos, mas o filho confirmou à TV Globo que, na verdade, ela tinha 21 e queria parecer mais nova.
“Fica na memória uma pessoa que, apesar da fama toda, ela era super simples, brincalhona, moleca. Adorava natureza, planta e os animais, amiga de todos. Viveu 12 anos em Volta Redonda perto do meu irmão. Saiu de lá porque a saúde dela começou a se deteriorar. Trouxe ela para Niterói há 6 anos”, contou Álvaro.
Duas polegadas – No concurso de Miss Universo, no mesmo ano, ficou em segundo lugar, atrás da norte-americana Miriam Stevenson. Na época, o que se disse foi que ela só perdeu o título por “duas polegadas” na largura do quadril.
A história passou a fazer parte da cultura brasileiras, mas o fato é que ela mesmo nunca confirmou.
Outra história que justificaria a perda para americana é a de que, no ano em que Martha Rocha participou, havia uma espécie de “compensação” a ser feita, favorecendo a candidata que representasse os Estados Unidos na ocasião.
Fonte: G1