NOTÍCIASParáREGIONAL

Marituba está entre as 20 cidades mais violentas do Brasil, aponta Anuário de Segurança

Município da região metropolitana de Belém é o único do Pará e do Norte no ranking, ocupando a 15ª posição.

Marituba, município da região metropolitana de Belém, aparece na lista das 20 cidades mais violentas do Brasil em 2024, segundo dados do Anuário de Segurança, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

A cidade ocupa a 15ª colocação, com uma taxa de mortes violentas intencionais — que incluem homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial — entre as mais altas do país entre municípios com mais de 100 mil habitantes. É a única cidade do Pará e de toda a região Norte presente no ranking.

O levantamento mostra que Maranguape (CE) lidera o ranking, com quase 80 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Em seguida aparecem Jequié (BA) (77,6), Juazeiro (BA), Camaçari (BA) e Cabo de Santo Agostinho (PE). Das 20 cidades listadas, 16 são do Nordeste, e a Bahia concentra cinco entre as dez primeiras posições.

Para o FBSP, o aumento da violência está relacionado principalmente à disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas.

Entre os estados, o Amapá lidera a taxa de violência letal em 2024, com 45,1 mortes por 100 mil habitantes, seguido por Bahia (40,6) e Ceará (37,5). Apesar da liderança, o Amapá apresentou queda de 30,6% em relação a 2023, quando também ocupava o topo com 64,9 mortes por 100 mil.

Já o Pará registrou uma taxa de 29,5 mortes por 100 mil habitantes, representando queda de 7,3% em relação a 2023, quando o índice foi de 31,9. No cenário nacional, São Paulo continua com o menor índice de violência letal: 8,2 mortes por 100 mil habitantes.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar