Um vídeo em que um homem da Ilha de Marajó comemora a chegada de vários embarcações com placas solares viraliza nas redes sociais. O vídeo foi também publicado pela Ministra Damares Alves, que coordenar o programa “Abrace o Marajó”.
No vídeo o homem, à beira do rio, filma quatro embarcações que transportam placas solares que serão instaladas em comunidades ribeirinhas da região de Portel, na Ilha de Marajó.
“Eles estão indo instalar placar solar lá pro povo ribeirinho que não tem luz, a vida inteira comprando óleo diesel pra passar duas horas queimando, pra passar duas horas com luz, agora vão ter luz 24hs”, comemora.
O homem tão bem diz que é a primeira vez que o Governo Federal está olhando para a Ilha de Marajó.
Em sua publicação no twitter, a Ministra Damares agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro pela oportunidade de coordenar o programa Abrace o Marajó.
GOVERNO FEDERAL PRETENDE INVESTIR R$386 MILHÕES PARA LEVAR ENERGIA SOLAR PARA O MARAJÓ
Em abril de 2021, o governo federal anunciou investimentos de R$ 386 milhões para levar energia elétrica para comunidades isoladas de três dos 16 municípios do arquipélago do Marajó. Os investimentos serão realizados pelo Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do Programa Mais Luz para a Amazônia, que se integrou ao programa Abrace o Marajó, coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
Nesta primeira etapa da iniciativa, cujo prazo de conclusão é dezembro de 2022, serão atendidas aproximadamente 50 mil pessoas dos municípios de Curralinho, Melgaço e Portel, por meio de redes de transmissão abastecidas por sistemas de geração solar.
Em nota, o ministro Bento Albuquerque (MME) declarou que a execução do programa dará fim a um período de “anos de exclusão elétrica” de parte da população marajoara.
“A chegada da energia elétrica permitirá o acesso aos demais serviços públicos, contribuindo de forma significativa para a redução da vulnerabilidade social e econômica na região e para o fortalecimento do exercício da cidadania, proporcionando maior bem-estar e dignidade para a vida dessas pessoas”, disse.



