NOTÍCIASREGIONAL

Marabá terá ônibus com ar condicionado, já em Belém, prefeitura enrola licitação de linhas

O município de Marabá, no sudeste paraense, terá ônibus com ar condicionado no transporte urbano da cidade. A ordem de serviço foi dada nesta segunda-feira (03) e passar a valer a partir do dia 30 de janeiro.

Entre as novidades, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), que abrange o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), firmou parcerias para garantir transporte público aos alunos nas rotas universitárias.

Além disso, rotas com maior percurso como Morada Nova e São Félix receberão reforço, ampliando a mobilidade dos moradores dessas regiões do município.

“Eu sempre falo que o transporte público municipal deve ter toda a nossa atenção e ajuda. É o único modal que faz o transporte social de pessoas como idosos, cadeirantes e estudantes. Também é um transporte de massa que diminui a poluição ao evitar a superlotação de veículos na via”, ressalta o titular da SMSI, Jair Guimarães.

Já em Belém, a licitação de novas linhas de ônibus continua parada. O edital de licitação chegou a ser lançado em janeiro de 2020, mas foi paralisado pelo Tribunal de Contas dos municípios do Pará para análise.

Segundo o atual presidente da Câmara Municipal de Belém, Zeca Pirão, o documento já teria saído do TCM, mas se encontra paralisado na atual gestão de Edmilson Rodrigues.

“Alguns estão doentes, outros estão resolvendo o problema na Justiça Eleitoral. Estou tentando reunir o máximo de vereadores e dar a chance para as empresas se manifestarem sobre a melhoria na qualidade de transporte para a Belém. O processo de licitação já saiu do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), foi pra Prefeitura fazer o ajuste, e aí vamos começar a cobrar, vamos começar a cobrar desde agora”, afirmou.

Enquanto isso não anda, a população de Belém sofre com uma frota cada vez mais sucateada, linhas sendo descontinuadas, sem integração e a promessa de ter ônibus com ar condicionado vai ficando distante.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar