NOTÍCIASParáREGIONAL

Marabá e Santarém são as cidades mais empreendedoras do Pará

O município de Marabá, no Sudeste do Pará, foi o grande destaque paraense na pesquisa das cidades que apresentam melhores condições para o empreendedorismo, segundo o ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) referente ao período 2022/2023.

Produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o relatório abrange os 101 municípios mais populosos do Brasil, “organizados de acordo com as melhores condições para empreender”.

No Pará, são 4 cidades que estão listadas: Belém, Ananindeua, Santarém e Marabá. Destas, Marabá foi a localidade paraense como melhor colocação, aparecendo na 34º posição nacional. A outra cidade paraense com melhor desempenho foi Santarém, na posição 40º do ranking nacional.

“Essas são as cidades com melhores condições para o empreendedorismo, a partir de sete fatores determinantes para que os negócios sejam bem-sucedidos: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora”, justificaram os pesquisadores.

Por outro lado, as duas maiores cidades do Pará, Belém e Ananindeua, aparecem na na segunda metade do ranking. Belém aparece na posição 60º, tendo o pior desempenho entre as capitais com mais de 1 milhão de habitantes. Ananindeua aparece logo atrás, na posição 66º, sendo destaque nacional em “Cultura Empreendedora”, índice em que aparece na 7º posição.

A cidade mais engajada para atividades empreendedoras, quesito que tem por base a busca de informações sobre empreendedorismo e empresas locais, o que inclui “conhecimento sobre os processos de abertura de empresas”, destaca.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar