BELÉMNOTÍCIASParáREGIONAL

Manuel Pinto já foi um dos maiores edifícios do mundo

Conhecido como “Colosso do Norte”, localizado na área central de Belém, o edifício Manuel Pinto da Silva foi idealizado e construído pelo visionário e mega empreendedor, Manuel Pinto, ao qual deu nome ao referido prédio.

Ele era Português, mas veio adolescente para o Pará em 1928, sendo paraense de coração. Ele faleceu em 1974 aos sessenta anos de idade, deixando a esposa, que era paraense, Maria Moura, além de oito filhos. Tal prédio foi o maior edifício da amazônia e estava entre os vinte maiores do mundo.

A construção foi iniciada em 1949 e o primeiro bloco com doze andares foi inaugurado em 25/12/1951. O segundo e o terceiro blocos, com vinte seis e com doze andares, respectivamente, foram entregues no dia 17/04/1960. O segundo bloco, como já mencionado, tem vinte e seis andares, cento e oito metros de altura, duzentos e quatro apartamentos e sete lojas.

Considerando os três blocos, são cinco tipos de apartamentos, que variam de 35,00 m2 até 400,00 m2. Manuel Pinto da Silva morava no vigésimo quinto andar em apartamento de mais de 800,00 m2, com entrada privativa sem passar pela portaria do prédio. No vigésimo sexto andar há o terraço com vista deslumbrante de Belém, no qual funcionou o restaurante Terrace, o qual foi administrado pelo filho de Manuel Pinto. 

A construção foi orçada em mais de cem milhões de dólares. Os três terrenos totalizam 2.539,69 m2 e a área construída é de 30.000 m2. As sacadas são de concreto armado coberto. 

Foram usadas, aproximadamente, trinta e três toneladas de cimento, dezessete toneladas e meia de areia e quinze mil de pedra britada. O prédio possuía um gerador de energia capaz de iluminar uma cidade de até mil e duzentos habitantes. O projeto e a execução da construção ficou por conta do arquiteto e engenheiro paraense, Feliciano Corrêa Seixas, o qual depois foi substituído pelo engenheiro e calculista piauiense, Antônio Alves de Noronha. Trabalharam na construção mil e cinquenta pessoas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar