BELÉMBelémxManausNOTÍCIASParáREGIONAL

Manaus culpa o Pará pela fumaça que encobre a cidade

Chamou a atenção uma reportagem da rede Amazônica exibida no Jornal Nacional sobre as fumaças que encobre a cidade de Manaus, capital do estado vizinho. Foi destacado na reportagem que a fumaça que toma conta do céu da cidade vem de queimadas no estado do Pará.

Um colunista do Portal Holanda destacou que “é a velha mania de culpar os  paraenses pelos nossos fracassos – especialmente na segurança…Agora eles seriam os responsáveis pelo envenenamento de nossos pulmões”.

Em resposta, a secretaria municipal de meio ambiente do Pará, conforme dito pela âncora do Jornal Nacional, “desconhece que fumaça do Pará esteja indo para o estado do Amazonas”.

Mas falta uma manifestação mais incisiva das autoridades paraenses. E isso serve como uma índole para mais manifestações xonofóbicas por parte de lá. Wilson Lima, governador do Amazonas, inclusive, é paraense.

Não dá para culpar apenas os paraenses, aos quais falta o discurso que está na boca dos amazonenses: “aqui não desmatamos e mantemos em pé 95% da floresta”. Este verão está mostrando que esse é um discurso ultrapassado e com cheiro de fumaça.

Se o Pará queima hoje em nível proibitivo, o Amazonas está logo atrás.  Com menos empregos no comércio e na indústria e com o esvaziamento da Zona Franca de Manaus nos próximos anos, esse povo vai viver do quê ?  Vai migrar da cidade para o interior. E a floresta pode de repente desaparecer, numa onda de fumaça. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar