Lula diz que PT pode não ter candidato à Presidência em 2022

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista a um canal no YouTube nesta quinta-feira, 20, que é “plenamente possível” que o Partido dos Trabalhadores (PT) não lance um candidato para concorrer à Presidência da República em 2022.
Segundo Lula, isso pode ocorrer desde que outro partido de oposição apresente um nome com melhor desempenho nas pesquisas de opinião. “Acho plenamente possível ter uma eleição em que o PT não tenha candidato a presidente. O PT pode ter candidato a vice, a outra coisa. Isso é plenamente possível”, afirmou.
A declaração do ex-presidente foi recebida positivamente, mas com cautela por líderes de outras siglas da esquerda. Já no próprio PT a possibilidade de o partido não ter candidato a presidente pela primeira vez desde a redemocratização do país é vista como pouco provável.
Para Lula, no entanto, o partido poderia abrir mão da cabeça de chapa, desde que houvesse um “grande acordo”. Ele lembrou ainda que o PT chegou em primeiro ou segundo lugar em todas as eleições desde 1989. “Você não pode prescindir de um partido que tenha no começo de uma campanha 30% a troco de que? Você não pode dar para outro partido sem um grande acordo”, disse.
Fonte: Correio Brasiliense



