
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou a parceria entre Brasil e Japão durante um jantar oficial oferecido pelo Imperador Naruhito e pela Imperatriz Masako, em Tóquio, na terça-feira (25). No evento, ele destacou os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países e a colaboração em diversas áreas.
Contribuição japonesa para o Brasil
Lula enfatizou a influência da comunidade nikkei, a maior fora do Japão, e a participação do país asiático no desenvolvimento brasileiro em setores como economia, agricultura, indústria e cultura. Além disso, mencionou o compromisso japonês com temas globais como saneamento e fornecimento sustentável de água.
Durante o discurso, o presidente reforçou o convite ao Japão para integrar a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.
“O Brasil abriga a maior floresta tropical e reserva de água doce do mundo, além de um vasto mar territorial. Estamos comprometidos com um modelo sustentável baseado na inclusão social e contamos com o engajamento do Japão na COP 30”, declarou.
Acordos bilaterais e agenda oficial
Nesta quarta-feira (26), Lula participará de reuniões com sindicatos japoneses e do Fórum Empresarial Brasil-Japão. Também terá um encontro com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e acompanhará a assinatura de acordos em setores como ciência, tecnologia, combustíveis sustentáveis, educação e pesca.
A agenda oficial no Japão segue até quinta-feira (27), quando o presidente embarca para Hanói, no Vietnã, dando continuidade à sua visita à Ásia.
Conteúdo relacionado: