NACIONALNOTÍCIANOTÍCIAS

Luciano Huck pede para indígenas não usarem celular: “limpa a cultura de vocês aí”.

Registro de bastidores da visita ao Xingu, gravado em agosto e divulgado nesta quinta (5), mostra o apresentador orientando a equipe a retirar indígenas com roupas comuns e celulares do enquadramento.

Um vídeo de bastidores da visita de Luciano Huck ao Parque Indígena do Xingu, gravada em agosto, gerou críticas ao apresentador após ser divulgado nesta quinta-feira (5). Nas imagens, Huck aparece pedindo que indígenas que usavam roupas comuns ou portavam celulares fossem retirados do enquadramento durante a gravação feita pela equipe da TV Globo.

O registro, com pouco mais de um minuto, mostra um membro da produção avisando que um indígena com camiseta amarela estava sendo filmado. Em resposta, Huck solicita que ele seja afastado: “É… tira as roupas”, diz o apresentador. Logo depois, completa: “Obrigado. Limpa a cultura de vocês aí.”

Em outro trecho, Huck conversa com um indígena que aparenta ser liderança local. Um integrante da equipe alerta sobre a presença de muitos celulares gravando no local. O apresentador então reforça o pedido: “Quanto mais celulares vocês aparecerem, menos é a cultura de vocês. Quando aparecerem vocês de celular, acho que mexe na cultura original.”

As imagens correspondem à mesma visita publicada por Huck em seu perfil no Instagram em 17 de agosto. Na ocasião, o apresentador divulgou 12 fotos da passagem pelo Xingu. Somente o cacique Raoni aparece vestindo camisa; os demais indígenas registrados estavam sem roupas ocidentais aparentes.

A repercussão do vídeo gerou debates nas redes sociais sobre a representação de povos originários na mídia e sobre a forma como elementos contemporâneos, como celulares, são vistos em gravações audiovisuais. Até o momento, o apresentador não se manifestou publicamente sobre o episódio.

VEJA VÍDEO:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar