Na manhã desta terça-feira (08), durante a Sessão Administrativa, no Plenário Antônio Koury, a juíza membro da Corte Eleitoral, Rosa Navegantes apresentou ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, os relatórios das atividades do Comitê Integrado de Segurança (CIS) e da Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições.
Na ocasião, agradeceu pela colaboração e empenho de todos para que houvesse um baixo índice de ocorrências policiais.
Em seguida, foi apresentado o Relatório de Atividades da Comissão de Monitoramento e Apuração das Eleições, que contou com a presidência da juíza Rosa Navegantes, e colaboração do juiz federal, José Airton de Aguiar Portela e do juiz substituto Tiago Nasser Sefer e foi integrado pela diretora-geral, Nathalie Castro e de todos os secretários do TRE do Pará. “Fizemos tudo o que foi possível e o impossível para que tivéssemos êxito nessas eleições”, ressaltou.
A magistrada ainda aproveitou para parabenizar o desembargador presidente pelo trabalho desempenhado nas eleições. “A cidade de Belém foi a primeira a divulgar matematicamente o seu resultado e o estado teve um resultado divulgado em tempo recorde, às 22h24. Parabéns ao presidente, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, porque tudo isso é uma honra para o Pará”, destacou.
O presidente do Tribunal agradeceu pelo trabalho de todos os envolvidos. “Quero dizer que fiquei muito feliz com esses resultados. Gostaria de agradecer à Corte, na pessoa da dra. Rosa Navegantes, aos membros da Corte Eleitoral pelo empenho no julgamento de todos os feitos e pelo excelente trabalho desempenhado por ela à frente do Comitê de Segurança e da Comissão Apuradora, além de agradecer ao desembargador-corregedor, José Maria Teixeira do Rosário, por todo o empenho nessas eleições”, disse ele, que estendeu os agradecimentos ainda à diretora-geral, Natalie Castro, ao secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito, e demais secretários do Tribunal.
O presidente destacou ainda alguns outros feitos alcançados nessas eleições, além dos resultados históricos obtidos pelo Estado. “Destaco entre outros projetos o Vota Ágil, que aumentou o número de locais de votação e de seções tornando a votação mais célere, com menos filas e mais conforto aos eleitores na maioria dos espaços de votação. Além disso, destacou o baixo número de ocorrências em urnas, apenas 61, com a necessidade de substituição de 42, representando 0,2,%, um marco histórico, resultado da renovação de 80% das urnas”, informou o presidente.
Ele adiantou também sua expectativa para o próximo pleito. “Já estamos com o planejamento do segundo turno em curso e conto novamente com o apoio de todos para tenhamos eleições tranquilas em Belém e Santarém”, disse.
Ao final, o procurador do Ministério Público Eleitoral, Alan Mansur, também parabenizou o presidente do TRE do Pará pela condução das eleições no estado. “Esses resultados da apuração foram um símbolo de mudança, porque conseguimos evoluir mostrando que houve agilidade e eficiência no pleito. E quero parabenizar o empenho do presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, que conseguiu acompanhar e conduzir de perto tudo. Seu trabalho foi fundamental para esses resultados”, disse.