Do Agreste de Alagoas à Cambridge, nos Estados Unidos: a estudante Natália Cecília Carvalho Ribeiro foi aprovada para o intercâmbio Visiting Undergraduate Student, em uma das universidades mais prestigiadas do planeta, a de Harvard.
A jovem de 23 anos que hoje cursa Relações Exteriores irá estudar Economia por um ano na poderosa Faculty of Arts & Sciences. Nesse mesmo campus, 157 pessoas, que um dia passaram por ali, venceram o prêmio Nobel o outras 48 o Prêmio Pullitzer, o ‘Oscar’ do Jornalismo e Literatura.
Contribuição – Nascida em Arapiraca, no interior alagoano, terra do pé-de-moleque, Natália sonha em poder contribuir de verdade para o desenvolvimento de sua terra natal.
“É uma expectativa muito alta, porque é a segunda vez que tento esse programa. Eu vou com o sonho de aprender para ajudar o Brasil. Meu grande sonho é poder ver Alagoas diferente. É poder reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de ensino, é transformar o lugar de onde venho. Eu amo muito aquela terra”, diz a sonhadora.
Faz dois anos que Natália estuda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após se formar na outra ponta do país, o colégio São Francisco, em Arapiraca, em Algoas. De uma instituição à outra são 3 mil quilômetros de distância.
Chapéu – Desde que ingressou na UFSC, a jovem se destaca por onde passa e ela já foi embaixadora da Brasil Conference, um evento organizado pela comunidade brasileira de estudantes que vive em Boston, nos EUA.
Quando chegou em solo norte-americano, Natália fez questão de usar o chapéu de couro típico do Nordeste brasileiro. “Toda vez que acontece uma coisa importante na minha vida, uso esse chapéu para lembrar das minhas origens“, diz.
Fonte: Razões para Acreditar