Jornalista do Amazonas sobre COP 30 em Belém: “E se de repente transferem o evento pra Manaus?”
O jornalista Mário Adolfo Filho, proprietário de um portal de notícias no Amazonas, gerou polêmica ao fazer uma suposição provocativa em seu perfil do Twitter, em relação à possibilidade da capital paraense sediar a COP 30 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), agendada para 2025. A especulação surgiu após a ONU indicar preocupações sobre a infraestrutura hoteleira de Belém, considerando a necessidade de 70 mil leitos, enquanto a cidade possui apenas 12 mil.
A possibilidade levantada por Mário Adolfo Filho recebeu reações diversas, incluindo críticas de internautas também de Manaus. Algumas opiniões ponderaram a capacidade limitada de ambas as cidades para acomodar um evento de proporções tão grandiosas.
Uma internauta questionou as capacidades hoteleiras de Manaus, afirmando: “Se Belém tem capacidade para 12 mil leitos, Manaus tem 3,3 mil só. 1/4 da de Belém. Continua viajando que vem pra cá sim… nenhuma das capitais na verdade tem porte para um evento desse tipo, essa é a verdade”.
Outros usuários mencionaram desafios específicos de Manaus, como a violência, o trânsito caótico e os problemas de segurança pública. Um comentário afirmou: “Com a violência das facções? Trânsito caótico? Todos os dias surgindo corpos desmembrados, queimados, assassinados? Manaus não merece passar mais essa vergonha internacional, não!”.
Outra pessoa refletiu sobre a capacidade de Manaus abrigar o evento devido à sua infraestrutura atual: “E Manaus tem essa capacidade instalada? Na época da Copa sugeriram até hospedar em barcos para atender a demanda exigida pela FIFA”.