Santarém (PA) – Um jacaré gigantesco, que estava deixando as pessoas preocupadas, na vila de Alter do Chão, distrito de Santarém, região oeste do Pará, foi capturado na sexta-feira, 22 e devolvido ao rio no dia seguinte, sábado, 23.
Ainda repercute a captura de um jacaré-açu, que ocorreu por volta de 18h30, de sexta-feira, 22, na ilha do Amor, no balneário de Alter do Chão.
De acordo com o cabo do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), Júlio César Galúcio, há alguns dias os donos de barracas e moradores vinham monitorando o réptil.
“Os guarda-vidas estavam fazendo prevenção na praia, com apoio da lancha Leme 07. Aí os quatro Bombeiros foram acionados por populares, em Alter do Chão, que o jacaré havia aparecido às proximidades da última barraca da Ilha, perto de um lago”, revelou cabo Galúcio.
Para capturar o animal, segundo ele, os militares contaram com apoio de filiados da Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão (ATUFA) e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Veja o vídeo da captura do animal:
“Os bombeiros se comunicaram com um funcionário da SEMMA, que há dias estava monitorando o jacaré. Os militares também conversaram com os filiados da ATUFA. Depois instalaram armadilha, com frango na água, pra ver se atraía a atenção do animal, bem como tentaram colocar redes e não conseguiram capturá-lo”, relatou cabo Galúcio, acrescentando que no fim da tarde, um dos barraqueiros conseguiu laçar o jacaré.
“Os barraqueiros, junto com os bombeiros e os moradores, conseguiram arrastar ele pra beira do rio e colocaram o animal na viatura. Depois ele foi levado para o Quartel do 4º GBM. No sábado [dia 23], o jacaré-açu foi colocado em uma lancha da Marinha e solto no rio Amazonas, em uma área de proteção ambiental conhecida como lago do Pacoval, região de várzea, longe de qualquer comunidade”, concluiu o cabo Galúcio.
Fonte: Portal de Santarém