Ítalo Abati é lançado como pré-candidato à Prefeitura de Belém pelo Partido Novo
O professor Ítalo Abati foi anunciado como pré-candidato à Prefeitura de Belém pelo Partido Novo, em evento realizado no último sábado (13) no Hotel Princesa Louçã. Ao lado de Acilon Batista, professor e arquiteto que será seu vice, Abati destacou suas principais prioridades, com ênfase no saneamento básico.
O evento contou com a presença de importantes lideranças do Novo de diversos municípios do Pará, além de figuras de destaque do partido, como o presidente nacional Eduardo Ribeiro, a jornalista Carla Cecato, o presidente nacional da juventude do Novo Mateus Biancardini e o diretor-executivo Lucas Albuquerque.
Prioridades de governo e experiência
Abati destacou o saneamento básico como uma das principais prioridades de seu plano de governo, abrangendo a manutenção de resíduos sólidos, águas pluviais urbanas e escoamento sanitário. “Estamos falando em manutenção de resíduos sólidos, águas pluviais urbanas e a parte do escoamento sanitário, é uma prioridade no nosso plano de governo”, afirmou o pré-candidato.
O professor ressaltou sua experiência no empreendedorismo e sua atuação como docente no ensino superior, enfatizando a importância da aplicação prática do conhecimento. “Eu acredito que a nossa equipe faz parte de uma mentalidade que já cansou um pouco de teoria validada por teoria. Chegou o momento do conhecimento, produzir produto, validar realidades”, explicou.
Motivação e desafios na política
Questionado sobre sua motivação para entrar na política, Abati foi direto: “Propósito e raiva”. Reconhecendo os desafios inerentes à política, ele destacou a necessidade de ação e mudança, criticando problemas que se acumulam ao longo de décadas de diferentes gestões. “Chegou um momento de entender que política é assim, é verbo, não tem nada a ver com a família que você veio. Sobre os desafios, eu não ataco apenas a gestão atual, são problemas sucessivos de anos, de décadas, de várias gestões de países distintos”.
Eduardo Ribeiro, presidente nacional do Novo, elogiou a capacidade de comunicação de Abati, mas destacou o desafio do desconhecimento público. “Ele ainda é muito desconhecido, que é o grande desafio dos candidatos do Novo, como muita gente vem de fora da política, precisa vencer a barreira do desconhecimento”, explicou Ribeiro.
Desafios dos partidos pequenos
Ribeiro também ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos partidos pequenos em termos de exposição e acesso ao tempo de TV e fundo eleitoral, mas enfatizou a importância de superar essas barreiras sem as amarras de coligações e favores políticos. “Nossa ideia é vencer essa batalha geralmente de David contra Golias, que uma vez chegando lá nós conseguimos fazer a diferença, o que o Ítalo propõe não é nada diferente do que o que nós já temos de resultado apresentado”, acrescentou.
Perfil do candidato
Ítalo Abati é professor de Direito Constitucional, Ambiental e Direitos Humanos, além de conselheiro do Grupo Enactus, uma organização que promove o empreendedorismo acadêmico. Ele também leciona na Escola de Governança do Estado do Pará, nas disciplinas de Licitação e Contratos Administrativos, e Formação Retórica e Oratória. Abati é embaixador da região Norte do Movimento Capitalismo Consciente.



