Uma campanha nas redes sociais liderada pelo influenciador Leo Picon ganhou o apoio de político liberais. A corrente propõe que os R$ 4,9 bilhões destinados no Orçamento para o Fundão Eleitoral sejam doados para os municípios atingidos pelas enchentes na Bahia.
De acordo com informações divulgadas pelo G1 na última segunda-feira (27), o número de desabrigados passou de 30 mil. Ao todo, 116 cidades teriam sido afetadas.
Para piorar, a Bahia também teria, em decorrência o excesso de chuvas, um conjunto de pelo menos 10 barragens em nível crítico, segundo o Corpo de Bombeiros.
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO/SP), um dos críticos do Fundão Eleitoral, defendeu a campanha e disse que “o dinheiro [do fundo] deveria ser investido em prioridades”.
“Uma delas, agora, é assistência para o povo da Bahia, que tá sofrendo com as consequências das chuvas”, disse.
“Você prefere que o seu dinheiro seja gasto em campanha política ou com as prioridades e urgências do país? Precisamos ganhar força para derrubar o Fundão e ajudar milhares de pessoas que precisam nesse momento”, escreveu em outra publicação.
Além de Poit, nomes como Felipe Camozzato, vereador de Porto Alegre, e do economista Ricardo Amorim, também se manifestaram favoráveis à utilização dos recursos para campanhas para ajudar a reparar os danos na Bahia.