Instalação faz homenagem ao Círio de Nazaré com quase 200 peças de miriti no Porto Futuro
Belém (PA) – Uma instalação de peças de miriti, idealizada pelo artista plástico paraense Emanuel Franco, faz homenagem ao Círio de Nazaré, no Parque Urbano Belém Porto Futuro, em Belém. São quase 200 peças distribuídas no lago central do espaço. Canoas, pássaros e a réplica de uma berlinda foram confeccionadas por artesãos de Abaetetuba, nordeste do Pará, sob a orientação de Franco.
A instalação visual Porto dos Miritis é a Estação 2 da programação do Preamar da Fé, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A Estação 1 está exposta no armazém 3 da Estação das Docas.
“Em alguns dias, o espaço também vai receber a Feira de Artesanato do Círio, que é uma parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Pará. Então, convidamos todos a vivenciarem conosco essa atmosfera do Círio, que vai estar em vários espaços da Secult. Não poderemos caminhar com Maria, este ano, porque ainda estamos nesse processo de tomar cuidado com aglomeração, mas a gente se aproxima dessa fé e renova a esperança, por meio do contato com a criatividade e o talento da nossa gente, nossos artistas, artesãos e artesãs”, destacou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
Serviço: A instalação visual Porto dos Miritis fica aberta à visitação durante a quadra nazarena, no mesmo horário de funcionamento do Porto Futuro, de domingo a domingo, das 6h às 22h, com entrada franca.
Fonte: G1 Pará