Influenciador digital recebe denúncia grave sobre hospital Abelardo Santos

O influenciador digital, David Mafra, publicou em suas redes sociais uma grave denúncia sobre problemas no sistema de oxigênio do Hospital Regional Abelardo Santos, no Distrito de Icoaraci, em Belém.
A denúncia teria partido de uma médica que não quis se identificar. O pai de uma amiga dela faleceu na UTI do hospital por causa desse problema. Em função disso, balas de oxigênio estariam sendo usadas de forma improvisada.
De acordo com a médica que fez a denúncia, o problema começou há 3 dias, wuando a rede parou de funcionar e pacientes entubados no sétimo andar do Abelardo Santos vieram a óbito.
Ainda de acordo com a denúncia, o sistema passou por conserto, mas a rede de oxigênio do hospital ficou com apenas 75% da capacidade, o que significa que o fluxo de oxigênio aos pacientes é muito baixo.
Em dois dias, de acordo com que a médica relatou para David Mafra, 20 pacientes morreram dentro do Abelardo Santos, entre eles o pai da amiga que aparece nesta foto usando uma bala de oxigênio.

Como a saturação do paciente chegou a 60%, os médicos tiveram que entubá-lo mesmo com o fluxo baixo no oxigênio do hospital. No painel é possível observar o alarme indicando baixa pressão de gás.


A família tentou transferência para outro hospital, mas os médicos da UTI não quiseram preencher a autorização. Uma enfermeira teria alegado que o paciente não poderia ser transferido porque estava em leito de UTI e que isso só é feito em caso de extrema necessidade. Às 13:30 o pai da amiga acabou falecendo.
David Mafra perguntou se os respiradores comprados da China chegaram ao hospital Abelardo Santos. Ela respondeu que sim, mas deverá ter um curso porque os médicos ainda não sabem regular o equipamento.
A médica informou a David Mafra que fez uma denúncia no Sindicato dos Médicos do Pará.
A filha da vítima teria mandado a denúncia para alguns jornais de Belém, porém não recebeu resposta.
Com o relato recebido sobre o que acontece no Abelardo Santos, David Mafra desabafou: “Não se trata apenas do vírus em si, também não se trata da falta dos respiradores, mas também de uma CRIMINOSA E INCOMPETENTE administração da saúde pública do Estado. Como pode pessoas morrerem por falta de manutenção em um sistema de oxigênio de um hospital que está recebendo centenas de pessoas precisando de atendimento?? Bando de INCOMPETENTES. Aí depois jogam a culpa no vírus ou na população que não obedeceu a quarentena. OS CULPADOS TAMBÉM SÃO VOCÊS.”




Minha prima morreu pela madrugada do dia 05 de maio no sétimo andar e não foi só ela