O influenciador Agenor Tupinambá entregou a capivara Filó ao Ibama após nove dias de tramites para confirmar a decisão. A capivara foi encontrada na fazenda do influencer após uma denúncia de outro animal que ficava sob seus cuidados ter morrido. Além de multa de mais de R$ 17 mil, o Ibama determinou a entrega dos animais.
A princípio, o influenciador iria ficar com o animal, porém, o órgão responsável pela preservação ambiental exigiu a entrega da capivara. Uma postagem feita há uma semana pelo deputado Felipe Becari informou que Filó iria permanecer livre em seu habitat natural, mas agora Agenor confirmou a entrega.
O influenciador se despediu de Filó em uma postagem no Instagram: “Depois desses dias de muito diálogo, incluindo com o IBAMA, o apoio de amigos incansáveis e de pensar em todas as possibilidades, eu e minha família nos despedimos da Filó”. Agenor ainda escreveu: “Seu verdadeiro habitat natural é meu coração”.
A ativista da causa animal Luisa Mell comentou sobre o caso, ressaltando a importância da capivara viver com outras da sua espécie. “Ela vai ser reintroduzida na natureza. É importante que saibam que só é possível fazer isso enquanto ela for filhote, se não eles rejeitam”, explicou.