Inauguração do Parque Vila Maguary atrai mais de 50 mil pessoas em Ananindeua
A inauguração do Parque Cultural Vila Maguary em Ananindeua, no último domingo (28), atraiu mais de 50 mil pessoas ao longo de um dia repleto de programação diversificada. Desde o descerramento da placa de inauguração até as apresentações culturais e artísticas, o evento proporcionou momentos de alegria e satisfação para o público presente.
O prefeito de Ananindeua, doutor Daniel Santos, acompanhado da família, participou do cortejo que percorreu o Parque ao lado de artistas e fazedores de cultura locais. Durante o trajeto, intervenções artísticas destacaram momentos importantes da história da cidade. O cortejo terminou no antigo casarão do curtume, onde foi inaugurada a galeria “Jorge Granhem”, um espaço dedicado a exposições e à preservação da memória do município.
O prefeito falou sobre a importância da abertura do Parque Cultural Vila Maguary para a população: “Hoje, aqui, inaugurando mais um cartão postal da nossa cidade, o Parque Cultural Vila Maguary. Um local que a gente pôde recuperar para contar nossa história. Nossa cidade nasceu aqui no Curtume Maguary, na Vila Maguary, e a gente revitalizou esta área para contar toda essa história.”
José Antônio, morador de Ananindeua desde a adolescência, aproveitou a abertura do Parque para conhecer o local com a família. Ele comentou sobre o sentimento de se reconectar com a história da cidade: “O que eu tinha de conhecimento de Ananindeua é que era uma passagem, que as pessoas vinham e paravam aqui para poder chegar na capital. Hoje, Ananindeua tem avançado muito. Então, isso dá orgulho para as pessoas que moram aqui. E olhando essas fotografias, relembrando esse casarão antigo, os trabalhadores do antigo curtume, isso nos remete ao tempo passado, é um sentimento maravilhoso.”
A galeria “Jorge Granhem” foi um dos pontos mais visitados do evento. Clícia Barroso, moradora do Bairro do Maguary, foi ao local com quatro amigas para aprender mais sobre a história do bairro onde nasceu Ananindeua. “A minha experiência foi bem esclarecedora, porque eu moro aqui há muito tempo e as histórias que a gente ouve são um pouco rasas. Chegando aqui, a gente ouve a história da rua, de como ela foi criada, por que deram o nome, tem toda essa história do curtume. Eu gostei bastante de descobrir todas essas coisas, porque é mais um aprendizado, mais uma coisa para passar adiante”, afirmou Clícia.
Dani Franco, presidente da Fundação do Centro Cultural Parque Vila Maguary, ressaltou o propósito do complexo: “Tivemos hoje a abertura dos portões, vieram artistas, fazedores de cultura e representantes de várias linguagens. Também é importante destacar a força do público presente, com mais de 50 mil pessoas.”
Milena Souza, vocalista da banda Harley e antiga moradora do bairro do Maguary, compartilhou seu sentimento ao ver a transformação do local: “Eu sou cria aqui do Maguary, aqui de Ananindeua. Hoje eu vim prestigiar essa transformação, esse novo espaço, tá sendo um presente.”
O Parque Cultural Vila Maguary está aberto ao público todos os dias, com horário de funcionamento das 06h às 22h. O local promete se tornar um importante ponto cultural e histórico para Ananindeua, celebrando a riqueza e a diversidade da cidade.



