BELÉMNOTÍCIAS

Imagem de satélite de Belém viraliza na internet e chama atenção pela falta de arborização

Uma imagem de satélite focando na península de Belém, a região mais densamente urbanizada da capital paraense, chamou atenção de internautas nas redes sociais.

A imagem que abrange parte dos bairros de Nazaré, Cidade Velha, Campina, Reduto, Umarizal, São Brás, Guamá, Jurunas, Condor, Terra Firme e Canudos, mostra a quase ausência de verde, com alguns pequenos clusters como o Museu Goeldi, a praça da República, praça Batista Campos e ruas centrais do bairro de Nazaré.

“Belém perde pra capitais como Goiânia (a mais arborizada do Brasil), com apenas 22% de arborização. E estamos na Amazônia, pena que nenhuma gestão até agora conseguiu pensar a nossa cidade para as pessoas de fato”, disse um internauta.

“Nem parece ser uma capital amazônica. Se fosse bem arborizada seria um grande marketing e claro, ajudaria com o calor”, lamentou outro.

“A capital menos arborizada do Brasil”, lembrou outra internauta.

De fato, a capital paraense possui a menor proporção de calçadas com algum tipo de arborização, entre as capitais acima de 1 milhão de habitantes, Belém está em pior situação.

Avenidas como a Almirante Barroso, por exemplo, a vegetação é quase inexistente nas calçadas. Em horários com maior pico de calor, é possível observar diversos pedestres escondidos atrás dos postes enquanto espera o ônibus passar.

Em outras áreas onde a vegetação é farta, como a avenida Rômulo Maiorana, o abandono e a falta de requalificação do canteiro central, afasta o local do convívio urbano. No lugar de pessoas e do paisagismo, encontra-se carros estacionados, lixo, entulhos e até lava-jatos clandestinos.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar