BELÉMNOTÍCIASPará

Igor Normando anuncia inauguração de apenas uma estação do BRT Júlio César

Prefeitura de Belém aponta avanço das obras, mas ritmo lento gera críticas sobre legado da COP30

Mais de um ano após o início das obras do BRT da Júlio César, em Belém, ainda no governo de Edmilson Rodrigues, o atual prefeito Igor Normando anunciou que apenas uma estação será inaugurada nesta primeira fase. O projeto foi apresentado como parte das ações preparatórias para a COP30, mas os atrasos vêm levantando questionamentos sobre a efetividade do investimento.

“Visitei às obras desse terminal e o serviço aqui segue em ritmo acelerado, inclusive de noite: entramos na 2ª etapa e estamos fazendo a dragagem, mureta e o asfalto da via, com direito ainda de uma visão pra floresta pra quem passar por aqui. 🌳 É mais um legado da COP30 melhorando a mobilidade de Belém!”, declarou o prefeito em rede social.

Apesar do otimismo da gestão, moradores e especialistas temem que a estação isolada se torne um “elefante branco”, a exemplo de estruturas já vistas no BRT da Almirante Barroso. O contrato inicial, no valor de R$ 136,5 milhões, previa intervenções como elevado ligando a avenida Paulo Frota ao Aeroporto Internacional de Belém, reforço da ponte sobre o canal São Joaquim, além de recapeamento e sinalização da via.

O projeto do BRT Júlio César foi dividido em duas fases: a primeira, chamada de pré-COP30, inclui as obras de infraestrutura básica; já a pós-COP30 prevê a execução das estações de passageiros, pavimento rígido exclusivo para o BRT, ciclovias, urbanização e iluminação.

A Prefeitura de Belém informou que todas as etapas estão sendo acompanhadas em reuniões com a Caixa Econômica Federal, Ministério das Cidades e os consórcios responsáveis pelo gerenciamento e execução da obra.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar