DENÚNCIAEDUCAÇÃO

IDEB 2019: Pará tem pior ensino médio do Brasil

O estado do Pará, ao lado do Amapá, possui o pior desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 no ensino médio. É o que mostra os dados divulgados nesta terça-feira, 15, pelo ministério da educação.

Na avaliação de 2019, o ensino médio paraense alcançou a nota 3,4, abaixo da projeção que era 4,4. Na rede privada a nota alcançado foi melhor: 5,9. No entanto, na rede estadual a nota alcançada foi de apenas 3,2.

Os destaques foram Goiás, único estado a atingir a meta individual, e Espírito Santo. Os dois empataram com as melhores médias do país na etapa: 4,8 pontos.

O Ideb é calculado a partir de notas de exames padronizados prestados pelos estudantes e indicadores como aprovação, reprovação, repetência e evasão escolar. A soma de tudo isso gera uma nota que vai de 0 a 10, e quanto mais perto de 10, melhor a qualidade da educação.

Meta alcançada no ensino fundamental, porém nota mais baixa entre todos os estados

O Pará conseguiu alcançar a meta do ensino fundamental para séries iniciais. O estado tirou nota 4,9, acima da meta que era 4,7. No entanto, entre todos os estados brasileiros, a nota do Pará, assim como no ensino médio, foi a menor.

São Paulo teve o melhor desempenho, com 6,7 pontos, seguido por Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, com 6,5 pontos; Ceará, com 6,4 pontos; Goiás, com 6,2 pontos; Espírito Santo, com 6,1 pontos; e Rio Grande do Sul, com 6 pontos.

Já nos anos finais do ensino fundamental, o pior desempenho foi do Amapá, mas o Pará vem logo em seguida com nota de 4,1. Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia, com 4,1 pontos, também estão empatados com o Pará.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar