AGRO

Ibama fecha garimpo ilegal em terra indígena no Pará

O Ibama fez uma operação e fechou um garimpo clandestino em terra indígena na divisa de Novo Progresso e Castelo de Sonhos, distrito de Altamira, no sudoeste do Pará. Os rejeitos da mineração estavam indo parar no rio Pixaxa, prejudicando as aldeias da Terra Indígena Menkragnoti.

Durante a fiscalização, os agentes encontraram mercúrio, uma substância tóxica usada ilegalmente para extrair ouro. A denúncia veio do Ministério Público de Altamira.

No local, foram destruídos três motores e três mil litros de óleo diesel. Além disso, os agentes apreenderam mais mercúrio.

Essas irregularidades podem afetar as comunidades que dependem dos recursos hídricos contaminados. Para legalizar a mineração de ouro, é necessário obter uma permissão da Agência Nacional de Mineração.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar